Esta é a história da nossa família que se une à história da Quinta da Cabrida.
A Quinta da Cabrida nasceu por volta do ano de 1750 e hoje podemos visitá-la e descobrir uma verdadeira paixão pela agricultura.
Predominantemente com uma produção de maçãs, mas conservou as suas oliveiras centenárias, respeitando a sua produção tradicional, e desta forma obter um azeite de grande qualidade.
Embora tenhamos nascido longe deste lugar, mas com um amor imenso, pelo Douro e a sua natureza, o destino levou-nos até à Quinta da Cabrida…
Desde sempre a nossa história é conduzida pelo Amor à primeira vista… O seu tamanho, as suas paisagens, suas árvores e seu olival foram determinantes para a sua aquisição em 2010.
Já em 1940, o avô, Gabriel de Paiva, amante da natureza e de tudo o que nela se encontrava, era dono de uma pequena quinta no lugar de Cimo de Vila na aldeia de Paço, concelho de Moimenta da Beira, lugar também chamado de Quintal.
A quinta tinha em sua volta macieiras muito antigas de variedade Bravo de Esmolfe e Golden. Passados alguns anos em homenagem ao meu avô, foi dado o seu nome à essa mesma quinta, chamando-se agora Quinta S. Gabriel. A maçã, produzida com uma grande qualidade, mas em pequenas quantidades não chegava para as encomendas.
Nessa altura eu ainda não tinha dez anos e já me lembro do meu pai “alugar” aqui e além de aldeia em aldeia macieiras nos quintais. Cresci rodeado de árvores, muito cedo despertou em mim a paixão pela agricultura, e com apenas 19 anos iniciei uma plantação de 4hectares de nome Raposeira e a qual passado uns anos juntamos a Carregosa.
Um sonho quase realizado, pois faltava-nos o encanto do Douro. Com uma luta constante, com gosto pelo trabalho e a vontade de vencer, levou-nos a adquirir a quinta da Cabrida pois ela representava tudo o que procurávamos.
As paisagens, as casinhas, as oliveiras centenárias fazem daquele lugar um paraíso.
E tal como diz o ditado “Filho de peixe, sabe nadar”, é na companhia do meu filho, José Guilherme, licenciado em Engenharia Agronómica, que transformei a Quinta da Cabrida, pensando em cada pormenor e trazendo novas técnicas e novas plantas das nossas deslocações ao estrangeiro.
Adquirimos conhecimento com um único objetivo: melhorar o nosso produto.
Hoje a maçã é produzida com muita especialização. A produção é feita de forma Integrada, com denominação GLOBAL GAP GRASP que se submete a elevados requisitos e técnicas de produção.
Na apanha, estamos atentos ao amadurecimento do fruto, fazendo análises ao açúcar/dureza, o que nos permite fazer a colheita no dia chave. Obtém-se assim, uma maçã com as características organoléticas muito específicas.
No inverno é feita a colheita da azeitona, de modo tradicional.
O nosso azeite apresenta uma acidez muito baixa, e com um sabor autêntico das terras do Douro.
Para o futuro, sonho com que este trabalho famíliar cresça e passe também para os nossos filhos e que nos anos vindouros eles procurem desenvolver mais e mais este trabalho
Quinta da Cabrida Sendim / Tabuaço / Douro
(+351) 936 439 728 selma.fernandes.7@hotmail.com
908/2022
Cozinha da Quinta : 68660/AL
Casa do Feitor: 68661/AL
Casa do Jornaleiro: 115488/AL
Casa do Barqueiro: 133585/AL